Localização:O Peru situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.
Relevo: A escala da montanha dos Andes é ficada situada no lado ocidental de América sul ; vai do chifre do Cape Horn em sul do Chile, à costa do norte de Colômbia e de Venezuela.
Os Andes peruanos são uma parte da escala dos Andes. Geógrafos dividiu-a em três setores grandes: Do sul, central e do norte. No branco a escala é ficada situada a geleira de Huascarán, que é o pico mais elevado desta escala (6,768 m).
Na região dos Andes, o tempo varia de temperate-quente a congelar-se. Nos níveis médios da escala da montanha (entre 2,500 e 3,500 m), a temperatura anual média varia entre 11°C e 16°C. Nesta região são ficados situada os vales inter-inter-Andes principais.
Vegetação: A flora e fauna do Peru são muito variadas, em dependência clara com as distintas zonas climáticas que apresenta o país. Na zona costeira o clima é desértico e para o interior prevalecem as estepes cheias de árvores de alfarrobeiras, especialmente nos oásis. Mais para a costa aparecem as formações de cactus e na época da "garúa" (marezia marinha), aparece uma efêmera vegetação conhecida com o nome de "loma". Conforme a subida a vegetação é rica e nos vales mais úmidos aparece a flora ribeirinha como são os álamos. Entre os mil e três mil metros acima do nível do mar dominam a selva úmida e a vegetação subtropical, onde abundam as plantas de coca, quina, salsa-parrilha, baunilha, borracha, cedro ou acajú. Nas regiões bem irrigadas e a determinadas altitudes têm cultivos de algodão, batata-doce, arroz ou cana de açúcar. Acima dos três mil metros abunda a vegetação propriamente andina. A selva carateriza-se por acolher uma rica flora, sobretudo de fetos e árvores de madeira dura como o cedro, acajú ou ébano. É, em uma palavra, um paraíso de plantas tropicais.
Hidrografia: Os lagos interandinos normalmente são de origem tectônico ou glaciar. Um lindíssimo lago tectônico é o Titicaca, que desde muitos séculos atrás, formou um enorme "mar" com as lagoas de Arapa e Yapupampa. A vida rodeia muitos lagos tectônicos. A lagoa de Parinacochas, no departamento de Ayacucho é conhecida também como a lagoa de Pariguanas pelas lindas aves que vivem rodeando suas águas e, em Junín, está a lagoa de Paca e o lago Junín, juntamente com as cidades e sua história.
As águas das lagoas são frias e transparentes, contidas apenas por diques naturais. A lagoa mais linda é a de Llanganuco, no departamento de Ancash, que separa dois imponentes nevados: o Huascarán e o Huandoy. As águas das lagoas da Amazonia são escuras, pela quantidade de vida que trazem consigo, e pelas altas temperaturas. Se formaram em antigos leitos dos rios e se nutrem das chuvas. O maior lago é o Rimachi, com uma surpreendente beleza, no qual existem ilhas flutuantes, e em algumas oportunidades troncos das árvores que mudam de lugar durante dia. O único lago tectônico da selva é o Sauce, no departamento de San Martín, que, ao reduzir-se, deixou preciosas terras para a agricultura local.
Clima:O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa quase nunca chove, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro, durante esta estação existe muita umidade. Na serra e na selva, a diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontece desde a primeira quinzena de novembro até fins de março, a temporada fria entre abril e a segunda quinzena de novembro.
Política:O Governo do Peru está em processo de redemocratização. Liderado por Alan García, o Poder Executivo tenta mostrar-se transparente e confiável. O Poder Legislativo tem buscado ser uma força capaz de contrabalançar o poder do antes dominante Executivo, com crescente poder investigativo. O Executivo e o Legislativo têm tentado reformar o Poder Judiciário, antiquado e abundante em casos de corrupção.
Poder Executivo: O presidente da República é eleito para um mandato de 5 anos, e a Constituição de 1993 permite uma única e consecutiva reeleição. Todos os cidadãos acima de 18 anos são obrigados a votar. Há dois vice-presidentes, sendo que o primeiro e o segundo vice-presidentes são também eleitos, mas não têm função constitucional, a menos que o presidente não possa exercer o mandato. O presidente indica os ministros de seu gabinete (Consejo de Ministros) e indica o primeiro-ministro. Todas as leis ou decretos de iniciativa do presidente da República enviadas ao Congresso têm de ser submetidas ao Conselho de Ministros.
Poder Legislativo: O Legislativo peruano (Congreso) é unicameral, composto de 120 membros (não há Senado). O presidente tem o poder de vetar leis votadas pelo Legislativo com as quais não concorde.
Poder Judiciário: O órgão máximo do Judiciário peruano é a Suprema Corte, sediada em Lima, e formada por 16 membros. O Consejo Nacional del Judiciario indica os membros da Suprema Corte. O Tribunal Constitucional (corte constitucional do país) interpreta a Constituição em temas relativos aos direitos humanos. O Peru não aceita a jurisdição da Corte Internacional de Justiça.
Demografia:
- Crescimento populacional:1,71% ao ano.
- População relativa:20 hab/km²
- População absoluta:25,232 milhões de habitantes
- Áreas populacionais: 71,9% da população vive nas áreas urbanas
- Taxa de natalidade: 20,48‰
- Taxa de mortalidade: 6,23‰
Nenhum comentário:
Postar um comentário