sexta-feira, 11 de maio de 2007

República Dominicana

República Dominicana











Localização:A República Dominicana é um país localizado ao centro-leste da América Central, mar do Caribe. Tem uma área de 48.442 km² e apresenta uma área de florestas de 16 mil km².A capital é Santo Domingo e a segunda cidade é Santiago de los Caballeros, mais conhecida simplesmente como Santiago.

Clima:O clima na República Dominicana é tropical úmido. A temperatura média anual oscila entre 18ºC/65ºF e 27ºC/81ºF. A localização geográfica do país determina as características gerais de um clima agradável, dominado principalmente pelos ventos alísios do noroeste e, as variações locais, estão condicionadas pelo relevo de suas cordilheiras que se localizam entre vales, rios, mananciais e planícies costeiras.

Hidrografia: A República Dominicana é um país de muitos rios, entre os quais se contam os rios navegáveis Soco, Higuamo, Romana, Yaque del Norte, Yaque del Sur, Yuna, Yuma e Bajabonico.Outro aspecto interessante da geografia da ilha está na região sudoeste, onde se localiza o lago Enriquillo, a 30 metros abaixo do nível do mar. Nele se encontra a Ilha Cabritos, onde, segundo os especialistas, encontra-se a maior reserva mundial do crocodilo-americano.

Relevo: O país possui três cadeias montanhosas principais:Montanhas Centrais, que começam no Haiti e percorrem a parte central da ilha, terminando no sul; é nesta cordilheira que se situa o pico mais alto das Antilhas, o Pico Duarte, com 3175m acima do nível do mar.Montanhas Setentrionais, que correm paralelas às Montanhas Centrais e separam o vale de Cibao das planícies costeiras atlânticas; o ponto mais elevado nesta cordilheira é o Pico Diego de Ocampo.Montanhas Orientais, a mais baixa e mais curta das três cadeias montanhosas, localizadas na parte leste do país.Existem também a Serra Bahoruco e a Serra Neyba, no sudoeste

Política:A República Dominicana é uma democracia representativa, cujos poderes são divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário.
O presidente nomeia o Gabinete, executa as leis provenientes do Poder Legislativo e é o Comandante em Chefe das Forças Armadas. O presidente e o vice-presidente postulam juntos a candidatura e são eleitos por um período de quatro anos, por voto direto.
O Poder Legislativo é formado por duas câmaras: o Senado, composto por 32 senadores, e a Câmara de Deputados, composta por 152 deputados.
O presidente é eleito por um período de quatro anos, em anos divisíveis por quatro. As eleições congressuais e municipais são a cada quatro anos e efetuadas em anos pares não divisíveis por quatro.

Demografia:

  • Taxa de natalidade: Segundo o censo de julho de 2000, a taxa de fertilidade era de três filhos por mulher.
  • Taxa de mortalidade: Taxa de mortalidade infantil era de 35,93 mortes para cada 1000 nascimentos vivos.
  • Áreas populacionais: Aproximadamente a metade dos dominicanos vivem em áreas rurais, e muitos deles são donos de pequenas propriedadades de terra.
  • População absoluta: 8.715.000 habitantes
  • População relativa: 139,5/km²
  • Crescimento populacional: 16,5 %

Aspectos Econômicos:

A Economia da República Dominicana caracteriza-se por estar em vias de desenvolvimento, com uma receita financeira média, dependendo principalmente da agricultura, comércio, serviços e, principalmente, turismo. Ainda que o sector dos serviços tenha superado a agricultura como principal criador de emprego (devido, sobretudo, ao crescimento da indústria do turismo e às Zonas Francas), a agricultura mantém-se como o sector mais importante a nível do consumo doméstico, estando em segundo lugar (depois da extracção mineira) em termos de exportação. O turismo gera receitas de mais de US$ 1000 milhão por ano. As remessas de dominicanos que vivem nos Estados Unidos estimam-se em US$ 1500 milhão por ano.

  • Agricultura: A agricultura é a mais tradicional atividade econômica do país, sendo a cana-de-açúcar a principal safra produzida para exportação.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Peru

Peru



Localização:O Peru situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.

Relevo: A escala da montanha dos Andes é ficada situada no lado ocidental de América sul ; vai do chifre do Cape Horn em sul do Chile, à costa do norte de Colômbia e de Venezuela.

Os Andes peruanos são uma parte da escala dos Andes. Geógrafos dividiu-a em três setores grandes: Do sul, central e do norte. No branco a escala é ficada situada a geleira de Huascarán, que é o pico mais elevado desta escala (6,768 m).

Na região dos Andes, o tempo varia de temperate-quente a congelar-se. Nos níveis médios da escala da montanha (entre 2,500 e 3,500 m), a temperatura anual média varia entre 11°C e 16°C. Nesta região são ficados situada os vales inter-inter-Andes principais.

Vegetação: A flora e fauna do Peru são muito variadas, em dependência clara com as distintas zonas climáticas que apresenta o país. Na zona costeira o clima é desértico e para o interior prevalecem as estepes cheias de árvores de alfarrobeiras, especialmente nos oásis. Mais para a costa aparecem as formações de cactus e na época da "garúa" (marezia marinha), aparece uma efêmera vegetação conhecida com o nome de "loma". Conforme a subida a vegetação é rica e nos vales mais úmidos aparece a flora ribeirinha como são os álamos. Entre os mil e três mil metros acima do nível do mar dominam a selva úmida e a vegetação subtropical, onde abundam as plantas de coca, quina, salsa-parrilha, baunilha, borracha, cedro ou acajú. Nas regiões bem irrigadas e a determinadas altitudes têm cultivos de algodão, batata-doce, arroz ou cana de açúcar. Acima dos três mil metros abunda a vegetação propriamente andina. A selva carateriza-se por acolher uma rica flora, sobretudo de fetos e árvores de madeira dura como o cedro, acajú ou ébano. É, em uma palavra, um paraíso de plantas tropicais.

Hidrografia: Os lagos interandinos normalmente são de origem tectônico ou glaciar. Um lindíssimo lago tectônico é o Titicaca, que desde muitos séculos atrás, formou um enorme "mar" com as lagoas de Arapa e Yapupampa. A vida rodeia muitos lagos tectônicos. A lagoa de Parinacochas, no departamento de Ayacucho é conhecida também como a lagoa de Pariguanas pelas lindas aves que vivem rodeando suas águas e, em Junín, está a lagoa de Paca e o lago Junín, juntamente com as cidades e sua história.

As águas das lagoas são frias e transparentes, contidas apenas por diques naturais. A lagoa mais linda é a de Llanganuco, no departamento de Ancash, que separa dois imponentes nevados: o Huascarán e o Huandoy. As águas das lagoas da Amazonia são escuras, pela quantidade de vida que trazem consigo, e pelas altas temperaturas. Se formaram em antigos leitos dos rios e se nutrem das chuvas. O maior lago é o Rimachi, com uma surpreendente beleza, no qual existem ilhas flutuantes, e em algumas oportunidades troncos das árvores que mudam de lugar durante dia. O único lago tectônico da selva é o Sauce, no departamento de San Martín, que, ao reduzir-se, deixou preciosas terras para a agricultura local.

Clima:O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa quase nunca chove, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro, durante esta estação existe muita umidade. Na serra e na selva, a diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontece desde a primeira quinzena de novembro até fins de março, a temporada fria entre abril e a segunda quinzena de novembro.

Política:O Governo do Peru está em processo de redemocratização. Liderado por Alan García, o Poder Executivo tenta mostrar-se transparente e confiável. O Poder Legislativo tem buscado ser uma força capaz de contrabalançar o poder do antes dominante Executivo, com crescente poder investigativo. O Executivo e o Legislativo têm tentado reformar o Poder Judiciário, antiquado e abundante em casos de corrupção.

Poder Executivo: O presidente da República é eleito para um mandato de 5 anos, e a Constituição de 1993 permite uma única e consecutiva reeleição. Todos os cidadãos acima de 18 anos são obrigados a votar. Há dois vice-presidentes, sendo que o primeiro e o segundo vice-presidentes são também eleitos, mas não têm função constitucional, a menos que o presidente não possa exercer o mandato. O presidente indica os ministros de seu gabinete (Consejo de Ministros) e indica o primeiro-ministro. Todas as leis ou decretos de iniciativa do presidente da República enviadas ao Congresso têm de ser submetidas ao Conselho de Ministros.

Poder Legislativo: O Legislativo peruano (Congreso) é unicameral, composto de 120 membros (não há Senado). O presidente tem o poder de vetar leis votadas pelo Legislativo com as quais não concorde.

Poder Judiciário: O órgão máximo do Judiciário peruano é a Suprema Corte, sediada em Lima, e formada por 16 membros. O Consejo Nacional del Judiciario indica os membros da Suprema Corte. O Tribunal Constitucional (corte constitucional do país) interpreta a Constituição em temas relativos aos direitos humanos. O Peru não aceita a jurisdição da Corte Internacional de Justiça.

Demografia:

  • Crescimento populacional:1,71% ao ano.
  • População relativa:20 hab/km²
  • População absoluta:25,232 milhões de habitantes
  • Áreas populacionais: 71,9% da população vive nas áreas urbanas
  • Taxa de natalidade: 20,48‰
  • Taxa de mortalidade: 6,23‰